Hoje me deparei com algo aterrorizante. A violência do estado, sendo aplicada desmedidamente em jovens "Unespianos", que independentemente se certo ou errado se divertiam no tradicional banho na fonte da praça central de Franca, algo que ocorre anualmente, pacificamente e sem depredação do espaço público.
Não vou tirar nem por nada além do que vi.
Ao sair da concha onde tenho meu compromisso com a banda, me aproximei dos estudantes que cantavam alegremente "BICHO BICHO ...", no interior e fora da fonte.
Não demorou muito um grupo de PMs portando escudos se aproxima, dando suporte à três oficiais que se aproximam e começam a lançar granadas de gás lacrimogêneo dentro da fonte no meio dos jovens. Nesse momento fiquei estarrecido e nem me afastei vi muitas pessoas passarem mal dentro da fonte sem conseguir sair do interior esfumaçado, e foi ai que experimentei um quase nada daquela fumaça que já me fez chorar e arranhar a garganta, nem imagino o que se passou com as pessoas presas lá, MULHERES em sua maioria.
E logo começa a pancadaria gratuita e captura de alguns, não sei por qual critério. Com uma covardia desmedida, a parede de escudos empurra a massa de jovens, enquanto os PMs sem escudos distribuem borrachadas, arrastam jovens pelo chão, bem similar com fotos de 64, também vi duas jovens sendo pegas, uma foi levada pendurada "com os pés no ar" no "Mata Leão" por um policial, por vários metros, até que saísse da zona de conflito.
Vi um jovem levando um tapa na cara ao questionar um policial.
Enfim vi muita coisa que nunca pensei que veria, algo que não desce pela garganta...
Para mim só ficam perguntas, em mais de 6 anos de praça nuca vi isso, dessa forma ostensiva, por que isso agora? É por que temos um Bolsomito? Independente, para que essa força bruta? A quem eles prejudicavam? Para que a covardia? E para isso que pago meus impostos? Pra que serve PM? Para bater em estudantes? Para que????
Licenciado em Ciências Sociais, graduado em Ciência da Computação, e um apaixonado por assuntos sobre a existência humana, suas organizações políticas, suas relações de produção e seus comportamentos em grupo.
Meu objetivo é observar, interpretar e propor análises sob a ótica da Sociologia, Antropologia e Ciência Política, usando os meios tecnológicos como princípio de interação social contemporânea.